:: Os artigos individuais nesta série foram originalmente
:: publicados na revista Daniella Thompson on Brazil.

 Tradução: Alexandre Dias

 

As Crônicas Bovinas

Au Temps du Boeuf sur le Toit
1. Os Desenhos de Dufy.

Daniella Thompson

5 de agosto de 2003


A mulher ruiva executa the “Danse de Salome” ao
lado da cabeça do policial (arquivo de Darius Milhaud)

Recordando sobre a encenação de Le Boeuf sur le Toit em 1920 (veja os textos completos do compositor sobre o assunto), Milhaud escreveu:

Jean [Cocteau] tinha contratado os palhaços do Cirque Médrano e os Fratellini para interpretar os diversos papéis. [...] Em contraste com o tempo animado música, Jean fez todos os movimentos devagar, como em um filme em câmera-lenta. Isso conferia uma atmosfera irreal, quase onírica à peça. As máscaras imensas davam uma distinção peculiar a todos os gestos, e faziam o movimento das mãos e pés passar depercebido. Guy Pierre Fauconnet desenhou-as, assim como as fantasias. Nós nos reunimos em um domingo na minha casa para ajustar as entradas e danças de acordo com minha partitura, e também para Fauconnet desenhar as personagens enquanto Jean as descrevia para ele. Nós trabalhamos até tão tarde que eu me ofereci para hospedar Fauconnect naquela noite, mas ele recusou e preferiu ir pra casa a Montparnasse, depois de combinar outro encontro conosco. Ele não compareceu. Ansioso, Jean correu pra sua casa e descobriu que o pobre companheiro havia morrido [...]

Raoul Dufy concordou em assumir a tarefa do cenário de Le Boeuf, mantendo as máscaras e desenhos das fantasias de nosso amigo. [...]

O roteiro de Cocteau incluía um elenco de oito personagens, seis destes representados abaixo (imagens do arquivo de Darius Milhaud). Estão faltando o jockey (ou bookmaker) e o policial.


Le barman


La dame rousse


Le boxeur négre
          
La dame décolletée


Négre qui joue en billard


Le monsieur en habit

A litografia abaixo (o original é a cores) costumava ficar pendurada na parede do bar Le Boeuf sur le Toit nos anos 20. Essa imagem foi Planche n° 1 no Album de la Vogue Musicale, publicado por Edouard Dupont. Uma versão colorida em miniatura pode ser vista na Parte 10 das Crônicas Bovinas.


Litografia de Dufy (coleção Bertin)


Nota: As fotografias nesta página foram parte da exposição Au Temps du “Boeuf sur le Toit” 1918–1928, aberta ao público entre maio e julho de 1981 no Centre d’Art Plastique Contemporain Artcurial, 9 avenue Matignon, Paris, e impressas no catálogo da exposição, a partir do qual foram escaneadas.

 

 

Copyright © 2002–2012 Daniella Thompson. All rights reserved.