:: Os artigos individuais nesta série foram originalmente
:: publicados na revista Daniella Thompson on Brazil.

 Tradução: Alexandre Dias

 

As Crônicas Bovinas, Parte 14

Ciclo II termina com um mistério

Daniella Thompson

25 de junho de 2002


“A Valsa Sonho” por George Grosz

O primeiro ciclo de Le Boeuf sur le Toit encerou-se com a melodia no. 7. Agora, com precisão cronométrica, a melodia no.14 conclui o segundo ciclo.

Em sua análise estrutural, publicada na Latin American Music Review (veja uma adaptação da sua Tabela 4 aqui), Manoel Aranha Corrêa do Lago fornece esta visão geral do segundo ciclo de Le Boeuf:

Ciclo II

Rondó 5
1. “Gaúcho” [Corta-Jaca] (parte A)
2. “Flor do Abacate” (parte A)
Rondó 6
1. “Tristeza de Caboclo” (partes A+B)
2. “Maricota, Sai da Chuva” (parte A)
Rondó 7
1. “Carioca” (parte A) + “Escovado” (parte A)
2. “Escovado” (parte A) + “Carioca” (parte A)
Rondó 8
1. “Ferramenta” (parte A)
2. Valsa [desconhecida no. 1]

Melodia No. 14: Valsa (não-identificada)

Assim como no Ciclo I, a quarta iteração do tema do rondó no Ciclo II é seguida por “Ferramenta,” de Ernesto Nazareth, que cede lugar a outra melodia antes que o terceiro ciclo comece.

Essa melodia final do ciclo é uma bela valsa, ainda não identificada. No ballet de Cocteau, ela acompanhava a dança do policial e é por isso chamada de “La Danse du Policeman”. Na gravação que Louis de Froment fez de Le Boeuf sur le Toit, a valsa começa aos 7min 26s.

Vários musicólogos e músicos já sugeriram que “La Danse du Policeman” contém uma citação da Barcarolle de Chopin. O pianista e compositor Glenn Jenks fornece uma orientação precisa:

A citação de Chopin é do compasso 15 da Barcarolle e ela ocorre em Le Boeuf cinco compassos antes da letra Q de ensaio na partitura para piano a quatro mãos, parte do primo (mão esquerda), bem no final da primeira metade da valsa não-identificada (Danse du Policeman). Eu posso ouvi-la na partitura (versão) orquestral também. Procurem ouvir sextas paralelas.

Temo que esta será a mais curta de todas as crônicas do Boi. Com sorte, algum leitor pode topar com esta página e desvendar o mistério.

 

 

Copyright © 2002–2016 Daniella Thompson. All rights reserved.